Património

Património construído

Casas tradicionais.

No Parque Natural do Alvão, o património construído é, indiscutivelmente, de elevado valor, quer pela riqueza das suas formas quer pelo seu estado de preservação.

Aqui, onde a mão humana moldou a paisagem, todo o tipo de construções estão estreitamente ligadas aos materiais da região e às necessidades da vida rural. São disso exemplo as habitações, palheiros, espigueiros, capelas, moinhos, azenhas, muros e aquedutos, espalhados um pouco por todo o Parque.

Salientam-se as aldeias de Ermelo, Lamas de Olo e Arnal, onde se pode encontrar, ainda bem conservados, pequenos núcleos representativos das diferentes tipologias de construção do Alvão.

A povoação de Ermelo, com mais de mil anos de existência apresenta inúmeros exemplos de arquitetura rural típica do Alvão. No geral, as casas são ainda de paredes de xisto, à vista, e cobertas com lousa, tudo isto enquadrado no arvoredo e nos campos de cultivo. São dignos ainda de nota, o pelourinho (símbolo de poder municipal, uma vez que esta povoação já foi sede de concelho), os lagares de vara, a via sacra de cruzes graníticas, os espigueiros, as levadas de água e a igreja que, apesar de algo adulterada no interior, revela ainda a importância de outrora na torre e no adro. Refira-se, como curiosidade, que este povoado teve o seu primeiro foral em 1196.

A povoação de Lamas de Olo conserva ainda casas vetustas tradicionais, com telhados de duas águas, cobertas com colmo, amparado por duas fiadas de granito. Realça-se ainda a existência de alguns canastros longilíneos interessantes e de moinhos, com particular destaque para o moinho da Cruz, não só pela sua localização topográfica invulgar (no topo de colina e não no vale), mas também pelo seu aqueduto pitoresco.

O Caos granítico das Muas / Amal e a aldeia de Arnal são zonas de beleza áspera e serrana que se fica a dever a certo tipo de substrato geológico granítico. No alto da aldeia, junto à penedia, surge a casa recuperada pelo administração do Parque Natural do Alvão, na sua traça tradicional e que hoje funciona como Núcleo de Técnicas Tradicionais.


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora